A partir do momento em que percebemos a sala de aula como espaço onde as transformações ocorrem, o professor pode ser responsável pela consciência social do aluno. O estudante deve conseguir na escola o crescimento dele enquanto cidadão. Ele deve saber que é parte da sociedade e que a sociedade é parte dele também. Ele deve se sentir responsável pela sociedade. Se o processo for instaurado na escola, se todos se unirem para educar para a cidadania, seremos muito mais ativos e felizes, nos sentiremos muito mais satisfeitos no futuro que construirmos.
Da forma como vem sendo promovida a educação escolar, não podemos querer que o mundo seja transformado através dela. Um professor inseguro de sua responsabilidade social dificilmente dará ao seu aluno a liberdade de ser um agente transformador da sociedade. O medo que o professor tem de não conter a turma o impede, muitas vezes, de promover uma reflexão nos alunos. Alguns professores ainda foram formados no sistema antigo, onde o professor fala e o aluno absorve. A discussão raramente leva em consideração os argumentos dos alunos, ela é quase sempre uma forma de o professor reforçar suas idéias, das quais ele nem sempre sabe se tem certeza.
Eu acho que muito de SER tem a ver com família. Se o lar não educa, a escola terá muita dificuldade em ensiná-lo a SER. A estrutura ou falta de é um fator muito importante na educação do SER. É muito forte no indivíduo a forma como a família age perante situações determinadas. O currículo oculto é muito forte e faz com que o indivíduo ache normais as situações que são comuns no seu ambiente familiar.
Agir como seres humanos, talvez esta seja a melhor forma de se educar seres humanos. Ser exemplo de adultos, antenados com o mundo e críticos, racionais. Ter a cabeça nas nuvens e manter os pés no chão. A minha proposta é esta. Saber admitir os erros, mostrar que não há vergonha em admiti-los. Tentar acertar, entretanto, para que os erros, sendo muitos, não apaguem o brilho dos acertos. Ensinar com vontade de aprender, aprender com vontade de compreender, compreender para mudar o que não concordamos e colocar em prática o que considerarmos correto. Isso, para mim, chama-se educação transformadora.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
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